Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O declínio da felicidade

Vivemos em sociedade, e por esta condição, criamos e obtemos conceitos sobre tudo nas nossas vidas. Nesta sociedade, direitos são oferecidas aos seus cidadãos gratuitamente. Estes direitos são denominados como Direitos Humanos. Neste post debaterei apenas sobre o primeiro destes direitos. Na constituição dos direitos humanos, diz-se no primeiro direito humano que "Todo humano tem o direito de correr atrás de sua felicidade". O problema é que, nesta sociedade neocapitalista em que vivemos, o conceito de felicidade tem se transformado em mais um conceito supérfluo e inútil, que anula nossas esperanças. As pessoas vivem com o objetivo de alcançar a felicidade e nunca a acham. Nascem, vivem, sofrem e morrem sem 'nunca' terem alcançado esse objetivo ideal. Por quê? Porque elas nunca foram felizes? Não! Porque elas não sabem o que é felicidade!
Há um filme, muito visto e amado, chamado "À Procura da Felicidade", em que um homem pobre ascende à riqueza e alcança a tal 'felicidade' dita no filme. Mesmo comovendo a muitos, este filme - biografia - é mais uma imposição de um conceito deturpado de felicidade.
A felicidade - descrita atualmente - é apenas a realização de desejos. As pessoas lutam para conseguir atingir metas e, assim, conseguirem a felicidade. Então, desse jeito, nossas vidas se tornam uma constante missão, onde para ser feliz, precisamos alcançar objetivos. Pessoas podem ser felizes se conseguirem comprar um carro novo, pessoas podem ser felizes se casarem, pessoas podem ser felizes se formarem-se na faculdade... A felicidade se torna então um moeda e, para a adquirirmos, precisamos 'comprar' de algum jeito.
Existe uma falha neste conceito... A felicidade NÃO É UM PRODUTO. Não podemos chegar a felicidade, usando nossos 'racionais' padrões econômicos. Não se pode chegar a felicidade.
Sei que agora, quem estiver lendo, pode se perguntar "e agora, não posso ser feliz?"... Então darei a 'receita' para atingirmos a real felicidade.
A única coisa que precisamos para chegar à felicidade se chama Gratidão.
Se pensarmos no que já passamos, nos amigos que temos, em nossa família... Se pensarmos nos momentos bons que passamos em nossa vida, poderemos ter milhares de motivos para ficarmos felizes. A atual taxa de depressão e infelicidade só aumenta porque vivemos em uma sociedade - cada vez mais - egocentrica, que não faz questão de manter relações afetivas, que se prende à telas, lojas, eventos, filmes, teorias... e que não consegue perceber que essas atitudes só podem resultar no total declínio da felicidade. Para ser feliz, precisamos também parar de centrarmos todos nossos esforços no bem próprio. Precisamos pensar nas pessoas à volta, pois a felicidade anda junto com a benevolência.
Para sermos felizes, precisamos acabar com nossa auto-suficiência.


Ass.: @lgr2k9

2 comentários:

  1. Oi!
    Fico feliz que você esteja explorando esse tema e chegando a conclusões próprias. Para ser sincero, fiquei curioso com sua compreensão da felicidade como gratidão. Gostaria de ler um pouco mais.
    Um abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. pow, concordo em nº, genero e grau!!!

    Realmente, a todo tempo somos bombardeados c/ falsas promoções e promessas de "felicidade", qnd na realidade, a felicidade é um estado de espírito, onde vc é feliz apenas por que vc é, vc existe, vc vive, viveu e viverá momentos q serao unicos na sua trajetória... ponto!
    É errado associar a ideia de felicidade a algo q vc possa alcançar, conquistar, etc., pois a torna algo capaz de te iludir caso vc nao a alcance. Reconheçamos que vivemos aqui, na Terra, e podemos ser felizes apenas se entendermos que isso independente das situações que vierem... Aquela velha frase de traseira de
    caminhão: "Nasci careca, pelado e sem dente. O que vier é lucro" *APELEI!!!*

    Ah, e seu comment sobre o filme do Will Smith, pow, dá um desconto, ele atuou super bem!!!

    ResponderExcluir