Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Uma Saga para os Pais #3 - As crianças e sua nova geração - Como se adaptar

Este é um post destinado especificamente aos pais.

Vivemos em sociedade. Nascemos em uma sociedade. Crescemos em uma sociedade. Nos adaptamos a vida em sociedade. Aprendemos a viver em sociedade. Para conseguirmos sobreviver nesta sociedade, precisamos de auxílio. Os pais são os auxiliadores. O problema é que, ultimamente, por falta de ajuda e ensino, ou por imposição de idéias erradas, os pais não têm cumprido seu papel corretamente, prejudicando os futuros cidadãos que criam.
Como disse no primeiro post da saga, a infância - até o início da adolescência - é o período em que os pais têm o papel essencial de proteger, cuidar, ensinar e conceituar seus filhos. A proteção e o cuidado são essenciais e, por lei, são mantidos e cumpridos pelos pais, porém a conceituação dos filhos está, ultimamente, sendo feita por outros meios, por substitutos, que retiram a autoridade do pai e sua influência na vida dos filhos. Muitos pais, atualmente, têm procurado auxílio de psicólogos e ajudadores para conseguirem vencer estes substitutos e criar seus filhos, porém métodos psiquiátricos e psicológicos não têm mais surtido efeito como antigamente. Hoje em dia, os pais precisam não só lutar, mas se adaptar e aprender.
Antes de tudo, devo dizer que não vou ensinar estratégias de criação, pois Supernanny já existe para divulgar as tais 'absurdices'. Quero explicar e conceituar os pais, para que, em seu exercício de paternidade, os tais estejam aptos para saber se impor em quaisquer condições.
Primeiramente, para o pai saber como deve criar suas crianças, deve perceber qual é o mundo que ele vive e qual é o mundo de sua criança - totalmente diferentes. É, de fato, verdade - que não pode ser subestimado -que a internet é o novo meio de comunicação vital para os filhos. Sabendo disso, os pais não poderão persegui-los, proibi-los de usar, ou racionar ditatorialmente o uso do meio pelos seus filhos. Também não poderão permitir que seu(s) filho(s) se viciem na mídia. A estratégia de colocar o computador de uso dos filhos na sala ou na cozinha pode até ser eficiente, mas não assegura que os filhos terão segurança ao uso da internet. É também preciso que os pais se interessem por aprender - no caso de não souberem - a utilizar as novas mídias, pois estar integrado no mundo de seu filho é preciso.
Não tenho um 'remédio' prescrito para criar seu filho, mediante a selvageria deste mundo, porém você, caro pai, só precisa saber de uma coisa para criar seu filho, enquanto criança. A proteção deve se aliar ao argumento.
Estamos convivendo com uma geração mirim que, cada vez mais, questiona as ordens e regras. Não basta proibir, é preciso explicar - realmente - a natureza das coisas. Já passou a 'era da cegonha'... O ensino deve ser literal e não fantasioso, pois as crianças hoje têm acesso a redes que ensinarão literalmente - e de forma errada - as coisas que os pais fantasiam. A inocência não é o bem mais precioso da índole de seu filho... Na verdade, o despertar da mente deve se iniciar pelos pais. Muitos pais acham que devem privar seus filhos de conteúdos vitais de aprendizado, alegando que sua faixa etária não condiz com o assunto, porém nada é melhor que os pais explicarem o mundo aos filhos que qualquer rede social, amiguinho, canal de tv...
Lembre-se que você não é mais inocente e que você não é mais infeliz por isso. A perda da inocência (claro que isso só se relaciona a algumas coisas, não quero incentivar os pais a poluírem a mente de seus filhos) mediante alguns assuntos, atualmente, é necessária, principalmente devendo-se ao fato de que a agenda das crianças cada vez mais é preenchida - o que acho um erro, quando há exagero - e as crianças frequentam mais lugares distanciados da presença de seus pais. O pouco tempo que os pais podem ter com seus filhos deve ser bem utilizado. Não tenha vergonha ou medo. Seus filhos merecem aprender com seus melhores professores! Então é isso... Pais, saibam se adaptar a este mundo novo e não desanimem nesta longa caminhada da paternidade! Esperem os próximos posts desta saga e leiam os últimos. Esta é uma saga para os pais!


Ass.: @lgr2k9

Nenhum comentário:

Postar um comentário