Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ser você mesmo

Hoje não quero apresentar uma opinião ou um conceito, nem mesmo criticar algo, ao menos não pretendo. Quero apenas compartilhar uma dúvida com vocês. Há tempos que tenho esta dúvida e hoje quero expô-la, para que, talvez, tudo se esclareça e vivamos em paz pelos séculos dos séculos amém!

12344545306K372fFaz tempo que ouço, acho que por ser adolescente, uma mesma frase em muitos lugares. “Seja você mesmo”. Essa é a sementinha do mal, a fonte do problema, da minha dúvida que quero liquidar... “Seja você mesmo”... Sempre que ouço tenho mil pensamentos sobre isso e não sei qual seguir.

Primeiramente, concordo que todos devem respeitar todos, independentemente do estilo que couber a cada individuo. Roqueiros respeitando pagodeiros, negros respeitando brancos, ricos respeitando pobres, e assim vai. Sou contra discriminações, desrespeitos, preconceitos e dissenções por diferenças de opinião.

Quando ouvi esta frase, logo a relacionei a este respeito mútuo, mas analisando-a novamente, mudei de opinião. “Seja você mesmo”. Não parece bem que só se pode relacioná-la ao respeito mútuo. Então procurei outro sentido para a dita. Este, pior que o primeiro. Talvez esta frase seja sim discriminatória e egocêntrica. Sim, egocêntrica!

Ser você mesmo pode delimitar sua vida, pode excluir fatores exteriores, pode nos excluir do mundo... Por quê? Porque se a frase for seguida realmente como ela é dita, será essencial que prefiramos nosso atual estado e o mantemos, a conhecer coisas novas, rever nossos conceitos e melhorar nossa relação social.

Daí, pensei também que ser você mesmo podia ser pior ainda que o segundo sentido, poderia ser um paradoxo interminável. Esta frase deveria ter data de validade, pensei, pois a cada dia eu, você, nós; mudamos, e logo, ser você mesmo implicará em um tempo limitado, onde poderás ser aquela pessoa, com aquelas características, por pouco tempo, até que algo ou alguém mude-te completamente e crie um “novo você”.

Não quero dar solução, como disse acima, então que o espaço de comentários sirva para isso! Fiquem com estas questões e esperem pelo próximo post. Saudações Monologueiras!

2 comentários:

  1. Bom, acredito que essa frase seja válida somente naquele sentido de "não forçar a barra", não tentar mudar sua personalidade manualmente.
    O jeito de ser de cada pessoa é um acúmulo de características herdadas de diferentes fontes externas com o passar da sua vida. Somos todos produtos mutáveis do meio externo e por isso não há como ser completamente original. O que nos diferencia são as variáveis dos conjuntos de características.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por comentar, querido "Hipocampo". Volte sempre, dando nos luz com suas opiniões!
    Compartilhar opinião, não há nada melhor!

    ResponderExcluir